Me perdoem, Caros Colegas, citar novamente Mia Couto. Estava nessa madrugada assistindo a palestra deste que é um dos meus Filósofos favoritos, e me pus a pensar...Sobre fronteiras.
Vivemos uma dualidade interessante.
Lutamos violentamente por liberdade,damos a vida em nome dessa tal liberdade, guerreamos pela liberdade matamos pela liberdade, morremos pela liberdade.
Mas o que é essa tal liberdade que tão vorazmente almejamos?
Desde pequenos somos educados em um sistema que persegue e incentiva fronteiras.
Somos doutrinados a amar nossa Pátria, a lutar por nosso País, a valorar nossa cultura, até de certa forma a olhar com receio o que vem de fora da nossa terra..
Nossa religião, ou nosso ateísmo, nos ensina o que cultuar, o que respeitar, quais valores são certos e quais são errados...
Nossos pais lutaram com galhardia contra o regime militar, agora nossa geração pede a volta da ditadura.
"Marcha pela família com Deus"
Não quero me prender à posições politicas, más sera que a solução para os problemas do NOSSO País é mesmo abdicar da Liberdade e da DEMOCRACIA, que outrora conseguimos com tanto suor e sangue?
Nosso sistema prisional já é precário, temos como ferramenta de Democracia o Devido Processo Legal, A Ampla Defesa, o Contraditório, A Plenitude de Defesa, A PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA, e mesmo assim nossas cadeias hoje são depósitos humanos, que não reeducam, não ressocializam, não resolvem.
Será mesmo que ajudaria em algo jogar no lixo a Nossa Constituição com todos os Direitos e Garantias? Sera que queremos de volta os gritos abafados dos porões da ditadura?
Temos a cultura de buscar soluções imediatistas para os nossos problemas. E essas soluções acabam gerando um novo problema e não resolvem o problema originário.
A única solução no horizonte é deixarmos de nos encantar com pão e circo e através da nossa voz (VOTO), colocar no poder políticos que possamos democraticamente fiscalizar.
Deixar de nos enganarmos achando que com 1 mês de protesto vamos mudar o Pais.
Deixar de nos enganarmos que a volta da Ditadura vai resolver algo, afinal um dia nos unimos em uma só voz para clamar por DEMOCRACIA, DIREITOS E LIBERDADE!!!
Temos que dirimir fronteiras através da EDUCAÇÃO, Investir em politicas bem estudadas e de longo prazo para a melhoria social.
Temos que nos educar, como pessoas, profissionais e pensantes, para deixarmos de ser massa de manobra e nos tornarmos CIDADÃOS.